Paraná confirma segundo caso de gripe aviária em ave silvestre, diz ministério; um caso está em investigação
Ave doente foi encontrada em Pontal do Paraná, segundo Mapa. De acordo com a Adapar, medidas de vigilância em propriedades estão em andamento.
O Paraná confirmou o segundo caso de gripe aviária (H5N1) do ano, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O diagnóstico foi emitido no sábado (24) e divulgado neste domingo (25).
Assim como no primeiro caso, confirmado na sexta-feira (23), a doença foi detectada em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real. O primeiro caso foi em Antonina e o segundo em Pontal do Paraná, ambas cidades do litoral do estado.
De acordo o Mapa, um caso está em investigação na Ilha do Mel, em Paranaguá. A mesma espécie é o vetor suspeito.
De acordo com Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), "as medidas de vigilância em propriedades em torno do foco também estão em andamento".
Quando o primeiro caso da doença foi confirmado, a agência disse que a doença não comprometia a condição sanitária do Paraná e do Brasil, por isso, não deveriam "haver restrições ao comércio internacional de produtos avícolas paranaenses como consequência da notificação".
Até o momento, não houve registro da doença em frangos no Brasil. Segundo o Mapa, o Brasil tem 48 casos confirmados da doença, todos em aves silvestres.
Desde maio, o país está em estado de emergência zoossanitária por conta dos novos casos. A medida é válida por seis meses.
Fonte: G1 Paraná
Foto: Sindicato Rural