Deral atualiza situação das principais culturas no Estado.
O Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 12 a 18 de abril, divulgado ontem pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, destaca que a região de Ponta Grossa deve assumir a liderança na produção de cevada na safra que começa a ser plantada agora.
Naquela regional a Cooperativa Agrária centraliza os trabalhos de processamento e, em 2023, concentrou 134 mil toneladas das 278 mil toneladas de cevada produzidas no Estado.
O boletim destaca ainda, a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento de que a produção de soja no Brasil será de 146 milhões e 500 mil toneladas.
Mato Grosso manterá a liderança, com potencial participação de 26% desse total.
Mesmo com os problemas climáticos, o Paraná segue entre os principais produtores.
A previsão para a produção nacional de milho é de 110 milhões e 900 mil toneladas, com Mato Grosso novamente liderando.
O Paraná deve ocupar a segunda posição, no entanto, a segunda safra brasileira foi prejudicada pelo clima e a tendência é que nas próximas estimativas os números sejam revisados para baixo.
Por outro lado, o Paraná continua sendo o maior exportador de carne de frango do Brasil.
Em seguida aparece Santa Catarina, com 183.091 toneladas Rio Grande do Sul, com 112.832 toneladas, São Paulo, com 42.,85 toneladas, e Goiás, com 36.731 toneladas.
Os principais destinos da carne de frango brasileiro no 1º bimestre foram, tanto em volume como em faturamento: China, Emirados Árabes Unidos; Japão; Arábia Saudita e África do Sul.
Fonte: Assesoria
Foto: Gilson Abreu/AEN