“O presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabot é uma das lideranças do agronegócio regional mais indignadas com a proposta do Governo Federal e da Itaipu Binacional de adquirirem 24 mil hectares de áreas no Oeste do Estado para destinação aos povos indígenas”.
Um amplo debate sobre segurança pública, especialmente na zona rural, foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 27, na sede do Sindicato Rural Patronal de Toledo.
Promovido pelo Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, o evento contou com a participação de líderes sindicais do agro regional, autoridades políticas, produtores rurais e representantes do alto comando do setor policial do Oeste do Estado.
Dentre as várias autoridades policiais, incluindo integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Batalhão de Fronteira, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros, esteve o comandante do 5º Comando Regional da PM, coronel José Osmar Novak.
Segundo o presidente do Núcleo e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, há uma grande preocupação quanto as invasões de terras por supostos índios na região Costa Oeste.
Além das áreas já invadidas, principalmente em Guaira e Terra Roxa, lideranças da agropecuária temem que outros movimentos neste sentido se espalhem por demais municípios da região.
Em paralelo ao temor de novas invasões de terras, também foram abordados assuntos ligados ao trabalho da Patrulha Rural da Polícia Militar e o tráfego de máquinas agrícolas nas rodovias.
Preocupação ainda maior é com a intenção do Governo Federal e da Itaipu Binacional de aquirirem 24 mil hectares de áreas férteis na região para destinação aos supostos índios.
Presente no encontro desta terça-feira, o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabot, ressaltou os encaminhamentos que devem ser feitos a partir de então para que as demandas do agronegócio regional em relação a segurança pública sejam atendidas...............áudio......................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Freepik
Edmilson Zabot