Adapar de Mal. Rondon já registrou 65 casos de tuberculose em 2024
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná está intensificando suas ações preventivas à brucelose e tuberculose, duas das enfermidades que mais preocupam e trazem prejuízos a bovinocultura de corte e de leite.
A brucelose é uma doença bacteriana contagiosa que afeta diferentes espécies de animais e a população humana.
Além dos problemas reprodutivos, os prejuízos decorrentes da brucelose no rebanho bovino estão relacionados à diminuição da produção de leite e da carne.
No Paraná, a vacinação é obrigatória nas bezerras de 3 a 8 meses de idade e as propriedades com casos diagnosticados devem ser saneadas.
Já a tuberculose é uma doença bacteriana crônica que pode afetar ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos.
Não existe vacina e, portanto, o controle da doença fundamenta-se na detecção e eliminação dos animais positivos, o que torna importante a aquisição de animais com exames negativos.
O médico veterinário Loreno Egídio Tafarel, da unidade da Adapar de Marechal Cândido Rondon, detalha os números de casos de brucelose e tuberculose na área de ação do órgão........................áudio...............................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Adapar
Loreno Egídio Tafarel