Os recorrentes recordes de produção e exportação do agronegócio tem puxado os bons números da economia do Paraná, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele participa, nesta terça-feira, do Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário das feiras agropecuárias brasileiras e reúne, em Cascavel, inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio. O setor foi o grande responsável pelo crescimento de 6,9% do PIB do Paraná nos três primeiros trimestres de 2023. Na agropecuária, o Valor Adicionado Bruto, que difere do PIB apenas pela não incorporação dos impostos, cresceu 34,89%, como resultado principalmente da safra recorde de grãos. O Estado também tem 34 municípios no clube do bilhão do Valor Bruto de Produção Agropecuária. Esse resultado também influencia nas exportações, com a Portos do Paraná batendo recorde de movimentação, com mais de 60 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá em 2023, primeira vez da história nesse patamar. Números que colocam o Paraná como referência para o Brasil, destaca Ratinho Junior.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, salientou que o evento ajuda a calibrar o futuro do agronegócio paranaense e brasileiro.
Um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural é organizado pela cooperativa Coopavel, tendo como foco a inovação e novas tecnologias para o setor. O evento chega à 36ª edição com 600 expositores e expectativa de alcançar mais de cinco bilhões de reais em volume de vendas. A atual edição já está batendo recorde de público diário. Cerca de 40 mil pessoas participaram da abertura no domingo, 15 mil a mais que no ano passado. Já na segunda-feira, primeiro dia das visitas técnicas, foram cerca de 55 mil visitantes, recorde para uma segunda-feira. Nos cinco dias de evento, a expectativa é receber 300 mil pessoas.
Para contribuir com o dinamismo do setor, o Governo do Estado atua em diversas frentes. O apoio ao agronegócio inclui a oferta de financiamentos com condições melhores para o trabalhador do campo, subsídio para a instalação de sistemas de produção de energia sustentável dentro do RenovaPR e do Banco do Agricultor, menos burocracia no licenciamento ambiental e os investimentos em infraestrutura nas rodovias, portos e também em projetos ferroviários, como a Nova Ferroeste, lembra o governador
......................... áudio....................
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Site Show Rural
Ratinho Jr