Os produtores paranaenses de açúcar tiveram um bom ano em 2023: em valores, a exportação do produto cresceu 21%, ainda que o volume destinado ao Exterior tenha decrescido 3,7%.
Esse é um dos assuntos analisados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 26 de janeiro a 1º de fevereiro.
O documento, preparado pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, toma como base o Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária que acompanha o comércio do agronegócio.
Em 2023 os produtores do Paraná exportaram 2 milhões e 590 mil toneladas de açúcar contra 2 milhões e 690 mil reais no ano anterior, no entanto, a melhora nos preços internacionais do produto fez com que entrassem um bilhão e 260 milhões de dólares no Estado.
Uma das razões que influenciaram no valor foi a queda na produção indiana, que levou o país a adquirir o açúcar paranaense, o que não acontecia desde 2020.
A atratividade dos preços do açúcar fez com que o mix de produção paranaense passasse de 45% para 46% o volume direcionado ao adoçante, de acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, porém a produção de etanol também evoluiu.
O engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, dá mais detalhes a respeito...................áudio.........................
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Freepik
Carlos Hugo Godinho