A previsão negativa de chuvas regulares para o restante da semana na microrregião de Marechal Cândido Rondon aumentou a preocupação dos agricultores em torno da safra de grãos.
Depois de um 2023 com recorde de temperaturas elevadas, secas em algumas regiões e inundações em outras, a expectativa nacional se voltou a previsão climática para o ano que está se iniciando.
As previsões mostraram que o El Niño - caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico - iria atingir o seu ápice no mês de janeiro e o clima seria de intenso calor novamente.
Apesar do intenso calor, as estimativas climáticas apontaram que as chuvas seriam em grandes volumes no Estado do Paraná, especialmente nas regiões Oeste e Norte, assim como no Oeste do Rio Grande do Sul.
Por enquanto, no momento em que a agricultura mais necessita de água para atender as necessidades das culturas de verão, o que se observa é somente precipitações isoladas e em pequenas quantidades.
As primeiras lavouras de soja estão sendo colhidas na microrregião de Marechal Cândido Rondon, outras áreas estão sendo dessecadas e a grande maioria ainda não está no ponto de colher.
Ao analisar este inicio de colheita, o vice-presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, engenheiro agrônomo Cevio Mengarda, confirma a preocupação com as condições climáticas.....áudio......
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Freepik
Cevio Mengarda