Boletim da Secretaria da Agricultura detalha impacto do El Niño produção paranaense
O impacto dos eventos climáticos relacionados ao El Niño é um dos assuntos do Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 24 a 30 de novembro.
O documento é preparado pelos técnicos do Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e também fala da produção de uva, cotação do bovino de corte, custo de produção do frango e exportações de carne de peru.
A estimativa dos técnicos do Deral é que as perdas financeiras na agricultura provocadas pelas chuvas torrenciais, temperaturas altas e fortes ventos chegam a um valor preliminar de 2 bilhões e 500 milhões de reais.
O montante se deve à perda estimada de milhão e meio de toneladas em relação às projeções iniciais. Os prejuízos maiores foram observados nas regiões Sul e Sudoeste, embora todas tenham sido atingidas. O agrônomo Carlos Hugo Godinho, coordenador de Conjuntura no Deral, ressalta que lamentavelmente esse é um quadro delicado.
O maior prejuízo coube aos triticultores do Estado que estavam colhendo a safra 2022/23. A produção recuou praticamente 980 mil toneladas em relação ao potencial. Considerando os fatores quantidade e qualidade, as perdas dessa cultura se aproximam de um bilhão de reais.
Em outras culturas de inverno, especialmente a cevada, também houve redução. Na safra 2023/24, as maiores perdas monetárias foram observadas entre os produtores de fumo do Estado, com prejuízo projetado em quase 560 milhões de reais, perdendo 31 mil toneladas do produto.
E falando na produção de uvas, o Paraná figura no sexto lugar na produção da fruta no Brasil, e o município de Marialva, no Norte do Estado, polo produtor da baga, é o 14º no rankeamento da produção nacional. Já a cotação da arroba bovina registrou aumento nos últimos dias. O custo de produção do frango vivo, no Paraná, produzido em aviário tipo climatizado em pressão positiva, teve aumento em outubro de 2023 em relação ao mês anterior e redução em comparação com outubro de 2022. E nos dez meses de 2023, a exportação nacional de carne de peru atingiu 58 mil 457 toneladas, resultando num ingresso de divisas da ordem de mais de 172 milhões de dólares.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Agro Marechal