A produção de mandioca no Brasil para 2025 foi estimada inicialmente pelo IBGE em cerca de 20 milhões e 300 mil toneladas, com um crescimento de aproximadamente 6,5% em relação ao ano anterior, e há um aumento previsto na produção de fécula e farinha.
A moagem da raiz já bateu recordes no início de 2025, e, apesar da alta na oferta, os preços da mandioca estão caindo, principalmente devido à queda nos custos variáveis, o que pode levar a novas expansões na área plantada para 2026.
A produção de fécula de mandioca tinha a expectativa inicial de crescimento de 20,9% em 2025, devido ao maior interesse dos produtores no esmagamento da raiz.
A moagem da mandioca nas fecularias atingiu um novo recorde no início de 2025, sendo 3% maior que o mesmo período de 2024.
O cenário para o esmagamento de mandioca em 2025 é de incerteza, com a possibilidade de uma diminuição do volume processado, pois o esmagamento não cresceu por três anos consecutivos na série histórica.
O aumento da oferta de mandioca tem pressionado os preços para baixo, com uma queda significativa em relação aos meses anteriores, chegando a valores abaixo dos custos de produção em algumas regiões.
Quanto ao cenário microrregional da produção de mandioca, o responsável pelo setor da mandiocultura e amidos da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, Sigmar Herpich, destaca
Fonte: Agro Marechal
Foto: Copilot
Sigmar Herpich