O Sistema FAEP reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e as energias renováveis com a eleição do presidente interino, Ágide Eduardo Meneguette, para o Conselho de Administração do CIBiogás.
O suplente eleito é Edio Luiz Chapla, presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon.
O Conselho de Administração do CIBiogás é o órgão responsável por orientar e supervisionar as diretrizes estratégicas da instituição.
Além da representação do Sistema FAEP, também foram eleitos representantes das empresas Marquise Ambiental, Necta Gás Natural e Compass Gás e Energia.
Com a liderança renovada, os integrantes do Conselho têm a missão de elaborar estratégias para a democratização do uso do biogás e do biometano em todo o território nacional.
A participação do Sistema FAEP vai permitir aproximar o campo do setor de geração de energias renováveis, especialmente do biogás e do biometano, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que promovam a sustentabilidade e incentivem a diversificação da matriz energética nacional.
O Sistema FAEP tem se destacado no incentivo às energias renováveis no meio rural.
Em 2017, promoveu viagens técnicas internacionais para conhecer experiências bem-sucedidas na produção de biogás e biometano pela Europa.
Em 2022, a entidade organizou seminários em diversas regiões do Paraná e lançou uma cartilha técnica sobre o tema, disponível gratuitamente no site da entidade.
Recentemente, a atuação do Sistema FAEP foi reforçada pelo Decreto Estadual 9.817/2025, que isenta de ICMS a aquisição de bens destinados à produção de biogás e biometano.
Essa medida atendeu a uma reivindicação do setor produtivo, defendida pelo Sistema FAEP junto ao governo estadual.
O CIBiogás é uma instituição de ciência e tecnologia com inovação, dedicada ao desenvolvimento do biogás como fonte energética limpa e competitiva, com o objetivo de expandir o mercado de energias renováveis.
Fonte: FAEP
Foto: Divulgação