Agrônomo avalia milho safrinha na microrregião de Mal. Rondon
A colheita de milho da safrinha no Paraná, segundo maior Estado produtor do cereal no Brasil após o Mato Grosso, está tendo início e a expectativa é positiva em relação a produtividade.
Cerca de 20% da área semeada no Paraná está em maturação, o que indica um crescimento da área colhida nas próximas semanas.
As chuvas recentes têm sido favoráveis às lavouras de milho, apesar de terem ocasionado acamamentos pontuais, e “há expectativa de boa produtividade”.
Mesmo onde não choveu, as temperaturas amenas e a presença de sereno durante a noite mantêm as lavouras em boas condições até o momento.
Mas o milho plantado mais cedo apresenta “perdas significativas” em alguns casos, por conta da falta de chuva em momentos anteriores.
No geral, a expectativa é que a produtividade venha um pouco abaixo do esperado, pois o clima não foi favorável.
Apesar de o último número do Deral apontar uma produção acima de 16 milhões de toneladas, é provável que nas próximas revisões haja um ajuste para baixo.
Já do que diz respeito ao Oeste do Paraná, especialmente na área de ação da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, um número ínfimo de áreas foi colhido até então.
Ao mencionar que as lavouras colhidas até então serviram para garantir silagem, o engenheiro agrônomo Cristiano da Cunha, revela o cenário da safrinha de milho em nossa microrregião.............áudio..................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Freepik
Cristiano da Cunha