A Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná, iniciada no dia 1º, já tem mais de 19 mil propriedades rurais de criação de animais de produção com o processo já concluído.
A Regional de Toledo liderou a campanha nestes primeiros 12 dias, com 13,4% das propriedades incluídas na região já atualizadas.
Em seguida, aparecem Ivaiporã, com 13,2%, e Maringá, com 12,9%.
Algumas Regionais apresentaram índices mais baixos. Em Paranaguá, por exemplo, apenas 4,5% das explorações pecuárias haviam atualizado o cadastro.
A Regional de Curitiba atingiu 7,1% e a de Campo Mourão, 8,6%, e completaram a lista das três regionais com menor adesão até o momento.
Os dados foram divulgados pelo Departamento de Saúde Animal da Adapar e estão organizados conforme as 23 regiões de abrangência dos Escritórios Regionais.
A Adapar alerta que o produtor que não fizer a atualização dentro do prazo vai estar sujeito a penalidades previstas em lei, incluindo multas.
Além disso, a não atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para movimentar animais entre propriedades ou para o abate.
A Agência de Defesa Agropecuária também vai fazer busca ativa em propriedades com cadastro pendente.
Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, no site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras.
O prazo final da Campanha de Atualização é 30 de junho, e, segundo o chefe do Departamento de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias, os resultados iniciais são positivos em algumas regiões, mas exigem uma atenção maior em outras.................................áudio.........................................
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Alanis Moura Barbosa/Seab
Rafael Gonçalves Dias