A área plantada com milho na segunda safra do Paraná foi revisada e alcança 2 milhões e 710 mil hectares, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
O número representa um crescimento de 6,9% em relação à safra passada e torna a atual a segunda maior da história em termos de área cultivada no estado, atrás apenas da safra 2021/22, que teve 2 milhões e 730 mil hectares.
Apesar da expansão, a estimativa de produção, atualmente em 16 milhões e 200 mil toneladas, está sob risco.
De acordo com os analistas do Deral, as condições climáticas têm afetado negativamente o desenvolvimento das lavouras.
Já foram observadas perdas pontuais irreversíveis, especialmente na microrregião de Marechal Cândido Rondon.
O boletim indica que, embora a área plantada esteja entre as maiores já registradas, a consolidação da produção vai depender da evolução do clima ao longo do ciclo.
O início da colheita do café, nos últimos dias, é outro destaque da Previsão Subjetiva de Safra divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
O grão avançou em 3% da área plantada e a expectativa é colher 42 mil toneladas em 25.500 hectares.
O café se encontra com boas condições em 93% da área, mas há preocupações por conta das últimas ondas de calor e dos baixos volumes de chuva.
O agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, destaca a importância do início da colheita no momento atual...................áudio................................
Fonte: Deral
Foto: Agrolink
Carlos Hugo Godinho