Em função da longa estiagem e dos prejuízos que o milho safrinha pode afetar a grande maioria dos agricultores da microrregião, o Sindicato Rural de Mal. Cândido Rondon está iniciando tratativas com os municípios para buscar a decretação de estado de emergência
As lavouras do milho safrinha estão sofrendo bastante com a falta de chuvas e os prejuízos devem ser expressivos.
Embora há lavouras que ainda estão em boas condições, a maioria delas está perdendo dia-a-dia seu potencial produtivo em decorrência da pouca umidade, aliada ao intenso calor.
A safrinha vinha caminhado bem, no entanto, sem precipitações gerais há 30 dias ou mais, o que se vê no campo são lavouras em péssimas condições e sem perspectivas de recuperação.
Grande parte dos produtores não teve acesso ao seguro agrícola e, aqueles que agilizaram replantio das primeiras áreas impactadas pelo clima seco, estão se lamentando ainda mais.
Como forma de auxiliar os produtores mais desesperados com a situação caótica, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon começa a articular com os municípios de sua área de ação o estado de emergência.
Na manhã desta sexta-feira, em companhia do presidente Edio Chapla, o vice-presidente do Sindicato, Cévio Mengarda, participou de reunião que discutiu a questão na Prefeitura de Pato Bragado.............áudio.......................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Assessoria Pref. Pato Bragado
Cévio Mengarda