A saúde dos suínos depende do equilíbrio entre vários fatores, incluindo alimentação, água, instalações, e manejo.
A sanidade é apenas um elo da cadeia de produção, entretanto, a ocorrência de enfermidades importantes em uma propriedade, muitas vezes, passa a dar grandes prejuízos ao negócio.
A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho.
As principais medidas são o isolamento da granja, distância segura de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade.
Também fazem parte das medidas a lavagem e sanitização das instalações, a restrição de visitas, o vazio sanitário entre cada lote, vacinações, o isolamento e tratamento de animais que adoecem.
O rigoroso controle de qualidade dos ingredientes de ração, o tratamento correto dos efluentes e o destino correto dos resíduos das pocilgas e dos animais que morrem na granja integram o rol de medidas para garantir a qualidade do rebanho.
Os vários aspectos ligados a sanidade de suínos foram amplamente debatidos nesta terça-feira, dia 11, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.
Promovido pelo Conselho de Sanidade Agropecuária, o evento também contou com o engajamento do Sindicato Rural Patronal, Adapar, Associação Municipal dos Suinocultores e empresas integradoras.
O presidente do CSA, Eduardo Portugal, fala sobre os resultados do encontro......gravação.....
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Pixaby
Eduardo Portugal