A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Pecuária, prendeu em flagrante três indivíduos envolvidos em um esquema de adulteração de farelo de soja. A operação ocorreu nesta quarta-feira (23) em um barracão localizado em Curitiba e utilizado para adulterar cargas destinadas ao Porto de Paranaguá.
Os suspeitos foram autuados por corromper, adulterar, falsificar ou alterar substâncias alimentícias destinadas ao consumo. Durante a operação, além das prisões, foram apreendidos um trator avaliado em mais de 700 mil reais, um caminhão, cerca de 300 toneladas de farelo de soja adulterado e materiais utilizados no processo de falsificação.
A ação teve o apoio técnico do Ministério, que auxiliou na fiscalização e classificação dos produtos. As investigações começaram após denúncias indicando que caminhoneiros estavam desviando da rota original para adulterar as cargas. A adulteração acontecia com a substituição parcial do farelo de soja por materiais como areia, cascas e outros resíduos, comprometendo a qualidade do produto exportado.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: PCPR
Sonora do delegado da PCPR, André Feltes
Sonora do auditor agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, Fernando Mendes