Números divulgados pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e do Sebrae, colocam o Paraná na liderança da produção de tilápias no Brasil, alcançando 213.300 toneladas em 2023, o que representa 24% do total nacional.
A região Oeste do Estado concentra 85% dessa produção, aproximadamente 180.000 toneladas anuais.
Diante da importância econômica e social da tilapicultura, o Sebrae/PR, Unioeste e o IDR-Paraná, lançaram o Projeto Tilápias do Oeste, para otimizar a cadeia produtiva, fornecendo consultorias técnicas e capacitações para produtores e frigoríficos.
Entre os principais benefícios previstos estão a organização da produção, previsibilidade de biomassa de abate, fidelização dos fornecedores e a melhoria no rendimento de carcaça.
No setor de frigoríficos, as ações incluem a implantação de programas de autocontrole, desenvolvimento de manuais de qualidade, treinamentos em boas práticas de fabricação e consultorias tecnológicas.
Aldi Feiden, doutor em Ciências, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, da Unioeste, reforça a importância do projeto com relação aos resultados que pode gerar para a região, em especial a adequação para adesão ao Susaf.
De acordo com ele, “com a adesão de mais frigoríficos de pescado ao Susaf, amplia-se a área de comercialização dos frigoríficos para os seus produtos, fazendo com que estes possam comprar mais peixes para abate e com isso, os produtores terão também possibilidade de produzir mais peixes para comercialização nestes frigoríficos.
Assim, acrescenta Aldi Feiden, a piscicultura poderá crescer ainda mais e consolidar o Paraná como o maior polo de produção de peixes do Brasil, com o predomínio da tilápia.
Com foco em qualidade, eficiência e sustentabilidade, o Projeto Tilápias do Oeste já iniciou a programação em maio deste ano e, desde então, diversas visitas e capacitações estão sendo realizadas tanto para os frigoríficos de pequeno porte, como também para os produtores participantes.
Fonte: Assessoria
Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR