Uso correto da água na pecuária é tema de curso em Mal. Rondon
Imprescindível para qualquer propriedade rural, a água é utilizada para matar a sede dos seres humanos e animais, criar peixes, fazer irrigação, lavar alimentos antes de serem comercializados, entre outras atividades.
Para o uso do recurso, os proprietários, independentemente da quantidade, precisam pedir autorização ao Estado ou União para captar água.
Pela Constituição Federal, toda água, seja superficial ou subterrânea, pertence ao Governo Estadual ou à União.
Para o uso da água dos rios e do subsolo paranaenses, até determinado limite, o pedido para uso é feito de modo digital e automático – desde que as informações prestadas no sistema do Instituto Água e Terra estejam corretas.
Acima do chamado “uso insignificante” há necessidade de um pedido de outorga da água.
A partir dos pedidos, o governo estadual consegue obter dados sobre o uso da água em cada bacia e fazer a gestão adequada do recurso natural.
Essas e outras questões envolvendo o uso da água foram abordadas nesta segunda e terça-feira, dias 30 de setembro e 1º de outubro, no campus da Unioeste, em Marechal Cândido Rondon.
O curso foi viabilizado por meio de parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR, Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Os participantes, entre acadêmicos de cursos de agrárias e profissionais interessados, foram orientados na ocasião pela técnica do Sistema FAEP/SENAR, Carla Beck.........................áudio...............................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação
Carla Beck