Evento promovido pelo Sistema Ocepar e o Sistema FAEP vai abordar o aprimoramento da qualidade dos produtos agropecuários para acessar mercados mais competitivos
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart, será um dos palestrantes na Semana da Sanidade Animal do Paraná, programada para ocorrer entre 1º e 3 de outubro, numa iniciativa do Sistema Ocepar, com o apoio do Sistema FAEP. Atuando desde 2007 no Mapa, Goulart vai falar sobre “Regulamentação dos Programas de Autocontrole para aprimoramento da qualidade dos produtos agropecuários. O evento será no formato online, possibilitando a participação de profissionais de diversas regiões do Paraná.
O evento vai compartilhar informações sobre as recentes práticas, legislações e tecnologias que podem transformar a sanidade animal em diferencial competitivo para o agronegócio. A Semana da Sanidade Animal do Paraná é direcionada a produtores, técnicos e gestores que atuam nas cadeias de produção de proteína animal e demais interessados no tema.
Para o coordenador do evento, o médico veterinário e analista de desenvolvimento técnico do Sistema Ocepar, Alexandre Amorim, esta é uma excelente oportunidade de aprimorar o próprio negócio. “A garantia de qualidade e segurança dos produtos de origem animal é uma demanda crescente de consumidores e mercados internacionais. O evento contempla as cadeias produtivas da avicultura, suinocultura, bovinocultura e piscicultura”, explica.
Palestrantes
No dia 1º (terça-feira), a programação tem início às 14h, com mesa de autoridades. Após a apresentação de Carlos Goulart, do Mapa, às 14h40, a coordenadora de Inteligência e Acesso a Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal, Laiz Foltran, ministra a palestra “Sanidade Animal como Pilar Estratégico para a Abertura e Manutenção de Mercados Globais”.
Em 2 de outubro, as atividades começam às 9h, com abertura do presidente da Copacol, Valter Pitol. Na sequência, a primeira palestra é com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, sobre “Influenza e Newcastle no mundo e perspectivas futuras”.
Às 10h20, o painel é com a coordenadora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal, Tabatha Silvia Rosini Lacerda, com o tema “Sanidade Avícola: Impulsionando a Competitividade e Acessando Novos Mercados”.
No período da tarde, os trabalhos começam às 14h, com a abertura do presidente da Primato e Membro do Conselho de Administração da Frimesa, Anderson Léo Sabadin. Às 14h20, tem mais uma palestra do pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, com o tema “PSA e PSC fragilidades e desafios para a suinocultura no mundo”. Às 15h20, quem fala é o consultor do Mapa e Perito Nacional do Projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil para ação Gestação Coletiva de matrizes suínas, Cleandro Pazinato Dias, sobre “Bem-Estar Animal como vantagem competitiva no mercado da carne suína”.
No dia 3 de outubro, a programação tem início às 9h, com abertura do presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte do Sistema FAEP, Rodolpho Luiz Botelho. Às 9h20, começa a palestra da médica veterinária da Rehagro, Gabriela Magioni, com o tema “Gestão Sanitária na Produção de Leite: Maximização de Resultados e Qualidade do Produto”. Às 10h20, quem fala é o analista de mercado com pesquisas na área de boi, carne, mercados internacionais, com enfoque para commodities agrícolas, Pedro Gonçalves, com o painel “Do Campo ao Mercado: Oportunidades na Cadeia da Carne Bovina”.
Durante a tarde, o evento tem abertura às 14h, com o analista técnico da Ocepar, Alexandre Monteiro. Às 14h20, a apresentação é do médico veterinário sanitarista da Copacol, Nilson José Zgoda, sobre o tema “Impacto da Sanidade na produção de Tilápias”. Para encerrar as atividades, às 15h20 tem a palestra da Supervisora de Produção Piscícola da CVale, Milena Souza dos Santos Sanchez, que vai falar sobre “Desafios e Oportunidades na produção de Tilápias”.
Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR
Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR