A cidade de Guaira foi sede nesta terça-feira, dia 23, de mais uma reunião que debateu as invasões de propriedades rurais por supostos índios na Costa Oeste do Paraná.
O evento contou com um expressivo número de participantes, incluindo autoridades e lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sistema FAEP/SENAR-PR, Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul, Aprosoja/PR, cooperativas, produtores rurais e demais entidades convidadas.
Atualmente, cinco áreas estão ocupadas por indígenas, sendo três no município de Terra Roxa e duas em Guaira.
Apesar de a Justiça já ter concedido reintegração de posse em alguns casos, nada foi feito por parte dos governos estadual e federal.
Há semanas, o Sistema FAEP/SENAR-PR e outras entidades do setor têm pedido a intervenção imediata dos órgãos oficiais, para conter a situação e garantir a segurança jurídica dos produtores rurais.
O setor também teceu duras críticas ao governo do Paraná pela passividade diante dos ocorridos e cobrou uma resposta imediata para cumprir as reintegrações de posse.
Durante o encontro, diversos produtores relataram as invasões ocorridas, destacando a falta de previsibilidade como fator prejudicial ao planejamento financeiro das propriedades rurais.
Além de impedimentos, como dificuldades de comercialização e de acesso ao seguro rural e a financiamentos, muitos agricultores demonstram incerteza sobre o investimento nas próximas safras, considerando que, até o momento, não há ações efetivas por parte das autoridades.
Dentre as autoridades presentes na reunião desta terça-feira esteve o deputado federal Sérgio Souza, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional....................áudio.................................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação
Sérgio Souza