O Sicredi confirma que vai disponibilizar 66 bilhões e 500 milhões de reais aos produtores rurais no Plano Safra 2024/2025.
O valor representa um aumento de 17% em relação ao concedido no ano-safra anterior e a previsão é de liberação em mais de 353 mil operações, atendendo, majoritariamente, pequenos e médios produtores.
Atualmente, o Sicredi é a segunda maior instituição financeira do Brasil em carteira agro, totalizando 87 bilhões e 400 milhões de reais em saldo.
Para os estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o Sicredi disponibilizará aproximadamente 18 bilhões e 400 milhões em recursos.
O montante representa um aumento de 38% em comparação ao valor concedido no ano anterior.
A previsão é que esses recursos permitam a realização de mais de 100 mil operações de crédito, impulsionando a economia regional e proporcionando suporte financeiro essencial para empresas e indivíduos.
Do total disponível, a estimativa da cooperativa é liberar 30 bilhões e 600 milhões para operações de custeio, 14 bilhões e 100 milhões para investimentos e 1 bilhão e 300 milhões de reais para comercialização e industrialização.
A instituição financeira também prevê expansão significativa de 17% na concessão de créditos por meio de Cédulas de Produtor Rural, alcançando 20 bilhões e meio de reais à disposição dos produtores.
No Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a estimativa do Sicredi é liberar 15 bilhões e 600 milhões destinados ao custeio, comercialização e industrialização.
Além disso, serão disponibilizados 2 bilhões e 800 milhões para investimentos de médio e longo prazo.
Os volumes destinados para CPR devem superar 20% das concessões, alcançando um total de 3 bilhões e 900 milhões.
Para a agricultura familiar o Sicredi vai oferecer 13 bilhões e 600 milhões de reais e para os produtores de médio porte, outros 15 bilhões e 600 milhões.
Cerca de 90%* do total de operações do Sicredi previsto para este ano-safra será destinado a pequenos e médios produtores.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria