Atualização atinge 81,13 % das propriedades na área da Adapar de Mal. Rondon
Levantamento da Agência de Defesa Agropecuária, até as 17h30 de sexta-feira, dia 07, na área de ação da unidade de Marechal Cândido Rondon 81,13% dos animais haviam sido atualizados.
O maior percentual é no município de Pato Bragado, com a atualização feita em 84,62% das suas 299 propriedades rurais com animais.
Em seguida vem o município de Quatro Pontes, com 84,28% das 369 propriedades rurais existentes; e Marechal Cândido Rondon com 81,99% das 1.771 propriedades contabilizadas.
Por sua vez, Entre Rios do Oeste está com 77,90% de comprovações das 267 propriedades, e Mercedes com 75,87% de um total de 547 propriedades rurais em sua área territorial.
Em toda a área de atuação da Adapar de Marechal Cândido Rondon ainda não foram cadastradas 614 de um total de 3.252 propriedades.
Ao revelar esses números parciais, o médico veterinário do órgão estadual, Loreno Egídio Tafarel, lembra que a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024 se estenderá até 30 deste mês de junho.
Ele afirma que a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade, sendo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.
Tafarel destaca que os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das unidades locais do órgão, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de cada município paranaenses.
O veterinário acrescenta que, a partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Adapar