Com o tema Futuro Sustentável, o Sistema Ocepar lança, nesta segunda-feira (03/06), a Semana de Meio Ambiente Cooperativista.
Conforme o coordenador de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Silvio Krinski, “ o momento visa à consolidação e ampliação da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, unindo esforços com as cooperativas para a sensibilização de todo estado sobre as temáticas relacionadas ao meio ambiente, bem como divulgar as ações já desenvolvidas.
O encontro contará com as participações dos secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Natalino de Souza, e do Desenvolvimento Sustentável , Everton Souza, do diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, e do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro.
Às 9 horas, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná , Ubiratã Tortato, ministra palestra técnica.
A programação é destinada a dirigentes, gestores e técnicos das cooperativas do Paraná.
As cooperativas do Paraná investem constantemente em ações de preservação dos recursos naturais, como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, combate à poluição do ar, tratamento de efluentes, recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, melhoria da qualidade da água, projetos de geração de energia renovável, além de promover ações de sensibilização e educação ambiental.
Desta forma o cooperativismo contribui para que todo o Estado se destaque na área ambiental, por meio de iniciativas que ajudam na conservação do meio ambiente e na mitigação de impactos ambientais.
O sistema de plantio direto, por exemplo, é utilizado em mais de 95% das propriedades rurais paranaenses que cultivam grãos.
O Paraná também faz o recolhimento de 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas usadas no campo, com grande participação do setor cooperativista.
Já o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é adotado por cerca de 240 propriedades de cooperados.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria