Boletim Agrometeorológico de abril aponta chuvas acima da média e boas condições na safra
Abril de 2024 registrou, de forma geral, uma grande quantidade de chuvas no Paraná. O sistema meteorológico que provocou as chuvas mais intensas, volumosas e generalizadas no Estado foi de baixa pressão vindo da Argentina/Paraguai, que atuou nos dias 12 a 17. As chuvas mais abundantes se concentraram no Litoral e Sudoeste do Paraná.
A maior precipitação ocorreu em Guaraqueçaba, onde choveu 386,4 mm. O menor índice pluviométrico registrado foi de 39,6 mm em Assis Chateaubriand. As anomalias de precipitação foram bem próximas ou superiores à média histórica em todas as regiões. O calor foi bastante intenso no Paraná, com temperaturas do ar acima da média histórica em todo o Estado, especialmente as mínimas. Durante o mês de abril as condições de desenvolvimento de 68% das lavouras do milho safrinha foram boas, 22% medianas e 10% ruins. Em abril, 28% das áreas de milho 1ª safra no Paraná apresentaram condições consideradas boas, 45% médias e 27% ruins. Toda a soja cultivada no Paraná foi colhida.
Essa safra apresentou 83% dos grãos em boas condições e 17% em condições medianas. Até o final do mês de abril, 16% da área de feijão foi colhida e as condições de desenvolvimento de 66% das lavouras foram boas, 25% medianas e 9% ruins. Já iniciou a semeadura do trigo no Paraná e 17% da cultura foi implantada até o final de abril. As condições de desenvolvimento de 97% da cultura foram boas. Nas regiões Norte e Noroeste do Estado, as chuvas concentradas em poucos dias no mês de abril favoreceram a colheita da mandioca, a qual apresentou elevadas produtividades. O clima favoreceu as frutíferas da época como laranja, poncã e goiaba, as quais estão em fase de colheita e apresentam boas produtividades.
As hortaliças e olerícolas em geral apresentaram boas produtividades. O café apresentou uma boa frutificação e a maioria das lavouras encontrava-se em fase de maturação, sendo consideradas 84% em boas condições e 16% em condições medianas. A semeadura dos cereais de inverno prossegue especialmente da aveia preta, aveia branca e cevada. De forma geral, as pastagens apresentaram uma boa produção de massa verde. Já os rios, represas e córregos apresentaram níveis de água dentro da normalidade.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN