A chegada do inverno está gerando preocupação para a criação de peixes, haja vista que as baixas temperaturas do ar e da água causam extremo impacto nas atividades aqüícolas.
Em condições de baixas temperaturas da água, os peixes diminuem o seu metabolismo e tendem a consumir uma quantidade menor de ração, e apresentam redução das taxas de reprodução e crescimento.
É essencial que o piscicultor adote medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da baixa temperatura, adequando o manejo com o objetivo de promover melhor condição de saúde e bem-estar aos peixes.
Tendo em vista que o controle de temperatura da água de tanques e viveiros de cultivo é um processo complexo e inviável economicamente, o produtor deve concentrar seus esforços em ações mais simples, como o controle da alimentação, densidade de animais e monitoramento dos parâmetros de qualidade de água.
Edmilson Zabott é o presidente da Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema FAEP/SENAR Pr., do Sindicato Rural Patronal e também da Associação de Produtores de Peixes de Palotina.
Ele admite que é um período critico para a piscicultura e destaca a necessidade de um manejo especial.......................gravação...........................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação
Edmilson Zabott