“Para o presidente do Sindicato Rural Patronal de Mal. Cândido Rondon, Edio Chapla, os 85% de insatisfação dos produtores rurais do Paraná quanto aos serviços prestados pela Copel comprovam que a entidade está certa ao cobrar das autoridades melhorias para o setor da energia rural.”
Quedas consecutivas de energia elétrica e oscilações frequentes na tensão da rede têm gerado transtornos e prejuízos milionários a produtores rurais de todas as regiões do Paraná.
Por conta disso, uma pesquisa inédita encomendada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas aferiu a avaliação de agricultores e pecuaristas paranaenses a respeito dos serviços prestados pela Copel.
Exatos 85% dos entrevistados não estão satisfeitos com a estabilidade no fornecimento.
O grau de insatisfação aumenta nos polos produtivos que se dedicam a atividades intensivas no uso de energia, como avicultura, piscicultura, suinocultura e pecuária leiteira.
A pesquisa entrevistou 514 produtores rurais, entre 26 de fevereiro e 14 de março, em diversas regiões do Paraná.
Do total, 38,9% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos com a estabilidade no fornecimento e energia elétrica, enquanto 30,9% afirmaram estar muito insatisfeitos.
Outros 15,2% responderam que não estão satisfeitos, nem insatisfeitos com esse quesito.
O principal motivo para a avaliação negativa é a falta constante de energia elétrica (44%), seguido pela demora na resolução dos problemas (14%) e muita oscilação na rede (12,3%).
O maior índice de descontentamento se concentra no Oeste do Paraná, que se notabiliza por ser a principal região produtora de peixes de cultivo e uma potência na avicultura e na suinocultura.
Nesta região 38,4% dos produtores disseram estar muito insatisfeitos com os serviços e outros 38,4% se declararam insatisfeitos.
Engajado na luta por uma melhor estrutura energética no campo, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, prestigiou nesta segunda-feira, dia 1º, a abertura da INOVAMEAT, em Toledo, e faltou sobre a insatisfação dos produtores em relação aos serviços da Copel................................................áudio....................................
Fonte: Agro Marechal e FAEP
Foto: Agro Marechal
Edio Chapla