“Com as condições climáticas satisfatórias até o momento, o engenheiro agrônomo da Agrícola Horizonte, Cristiano da Cunha, destaca boas perspectivas para o milho da safrinha em Marechal Cândido Rondon”.
Sendo expressiva e de muita importância para a agricultura paranaense, a segunda safra de milho, também conhecida como “safrinha”, é um cultivo considerado de risco pelos especialistas.
Um cuidado imprescindível na segunda safra de milho é fazer a semeadura logo no início da época prevista no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para cada região produtora.
De acordo com profissionais da área técnica, o plantio tardio diminui o potencial produtivo e alonga o ciclo, o que aumenta o risco de perdas com o clima mais frio e, principalmente, incidência de geadas.
A partir da implantação das lavouras com milho da safrinha, equipes técnicas de cooperativas e empresas do setor passaram a ir a campo para melhor monitorar o andamento das cultivares.
Além das condições climáticas, são avaliadas as incidências de pragas, especialmente de percevejos e cigarrinhas, como também de doenças que podem comprometer a produtividade.
Por enquanto, segundo o engenheiro agrônomo Cristiano da Cunha, da Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, o desempenho das lavouras na microrregião é satisfatório....................áudio................................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Freepik
Cristiano da Cunha