“Presidente do Núcleo dos Sindicatos do Oeste do Paraná e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, repudia essa possibilidade e teme pelo “caos” na região Oeste do Estado”.
O setor produtivo do Oeste do Paraná corre um sério risco de perder sua força, caso se confirme a intenção do Governo Federal e da Itaipu de comprar 24 mil hectares de terras para beneficiar comunidades indígenas.
O que parceria ser apenas um boato passou se tornar possibilidade real, após manifestação feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a realização do Show Rural, em Cascavel.
Ele confirmou conversações entre o Governo Lula e a Itaipu Binacional para viabilizar a comprar de grande área agricultável na Costa Oeste, destinando-a em partes aos povos indígenas.
As palavras do ministro caíram com “uma ducha de água gelada” para lideranças do setor produtivo da região, as quais temem pelo futuro do agro do Oeste do Paraná caso esse projeto não seja freado.
Dirigentes de entidades do agronegócio já começam a trabalhar no sentido de tentar mobilizar autoridades políticas de todas as esferas e, assim, evitar que um possível “caos” se estabeleça na região.
Dentre as lideranças que se dizem temerosas com a questão está o presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla........áudio..........
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Freepik
Edio Chapla