“Até que os protocolos sanitários sejam revisados e o Brasil não corra riscos de comprometer suas exportações, o Ministério da Agricultura vai suspender imediatamente a importação de tilápias do Vietnã”.
Essa afirmação foi feita nesta quarta-feira, dia 07, pelo ministro Carlos Fávaro, ao ser questionado sobre o que pode acontecer com a piscicultura nacional se não for dado uma basta a importação dessa espécie de pescado.
A medida vem de encontro a reivindicações encaminhadas por várias entidades ligadas ao setor produtivo, incluindo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, no entanto, ainda é vista com certa preocupação.
A chegada de uma carga de tilápia importada no Vietnâ no último mês de dezembro gerou grande preocupação da classe, principalmente pelos impactos negativos aos piscicultores brasileiros e os riscos da sanidade ser comprometida.
Os peixes importados chegariam com preços mais baixos em relação ao praticado no Brasil, o que poderia inviabilizar toda a cadeia que há muito tempo trabalha para atingir excelência na produção.
Mesmo que pese o fato de deixar dúvidas sobre a revisão dos protocolos de sanidade, num primeiro momento o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, garante que as importações de tilápias estão suspensas............ áudio..................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação
Carlos Fávaro