O Paraná terminou 2023 em primeiro lugar na produção de orgânicos do Brasil, com 3.911 produtores rurais com certificação orgânica, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Somente entre janeiro e setembro, foram certificados 727 produtores, sendo 347 com o apoio do Programa Paraná Mais Orgânico, que promove a capacitação gratuita de agricultores familiares em todo o Paraná.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Programa envolve 11 núcleos de certificação em nove campus das Universidades Estaduais e no IDR-Paraná.
Em 2023, o Governo do Estado destinou 7 milhões e 900 mil reais para o programa com recursos do Fundo Paraná.
O aporte foi aplicado no custeio de bolsas-auxílio e aquisição de equipamentos para os núcleos regionais.
O Programa tem como objetivo converter produções convencionais para o modelo orgânico, em conformidade com a legislação.
O intuito é disseminar técnicas de manejo nas propriedades rurais com base nos princípios da agroecologia.
O selo de produto orgânico assegura aos consumidores que as etapas de produção e processamento aconteceram livres de agrotóxicos, insumos químicos sintéticos e práticas que comprometem a saúde humana, animal, das plantas e do solo.
O Tecpar atua como unidade certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura e o Inmetro.
Segundo o coordenador do Fundo Paraná, Luiz Cezar Kawano, a certificação orgânica é uma ferramenta para promover a produção sustentável, a economia local e a segurança alimentar.................áudio............
Fonte: Agência Estadual
Foto: Agro Marechal
Luiz Cezar Kawano