Implementos que estiverem sem limpeza adequada não poderão entrar no Paraná. Vistoria é realizada pela Adapar, em ação com apoio do SENAR-PR
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) intensificou ações de vistoria de máquinas agrícolas que dão entrada no Paraná. O maquinário que não estiver com todos os compartimentos limpos adequadamente não poderá cruzar as divisas do Paraná. A medida tem por objetivo evitar a entrada de pragas e plantas daninhas, que podem ser conduzidas em colhedoras e outros equipamentos, caso não sejam limpos adequadamente.
Nesta edição do Campo & Cia, Jocelito Cruz, do Departamento Técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR explica como é feita a vistoria e em quais fatores o produtor rural ou o prestador de serviços têm que estar atento para fazer a limpeza das máquinas e implementos agrícolas.
Cruz também fala do papel do SENAR-PR nesta ação. A entidade desenvolveu um procedimento de limpeza de colhedoras e outros implementos. Com base nisso, foram ofertados dois treinamentos a técnicos da Adapar, para que estejam aptos a inspecionar os maquinários e identificar quando estão adequadamente limpos, sem risco de trazer pragas e plantas daninhas ao Estado.
Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR
Foto: Sindicato Rural
Ouça e/ou baixe o episódio completo no player abaixo: