De forma inédita no Brasil e no mundo, agricultores com suas propriedades localizadas no Oeste do Paraná terão acesso ao saldo de créditos de carbono provenientes da atividade agrícola da safra 2023/2024 em diante.
A empresa NetWord Agro, com sede em Palotina (PR), é quem disponibilizará aos seus clientes, por meio de sua tecnologia, os relatórios de retenção, emissão e o saldo de carbono no solo, na lavoura e nas áreas de florestas de reserva legal provenientes da atividade agrícola.
A NetWord Agro é uma startup paranaense tracionada pela incubadora Santos Dumont, unidade de Marechal Cândido Rondon, do Parque Tecnológico Itaipu.
A tecnologia de monitoramento de solos, lavouras e florestas de reserva legal da empresa, disponibiliza, o carbono retido, as emissões de carbono durante o manejo da safra e o saldo de carbono durante o ciclo de uma cultivar, como soja, milho, trigo ou aveia.
O desenvolvimento da solução foi baseada em teses de mestrados e doutorado realizados pelos fundadores da empresa, que geraram as funcionalidades de integração e tokenização de ativos de sustentabilidade, originação de grãos e crédito de carbono em solo, lavouras, pastagens e áreas de florestas de reserva legal para culturas de extensão e pecuária a partir do uso da tecnologia de monitoramento digital.
Segundo o CEO da startup, Marcos Ferronato, a tecnologia está na fronteira do conhecimento do monitoramento e manejo de solos e lavouras. De acordo com o coordenador do Centro de Empreendedorismo do PTI, Wilmar Ribeiro Júnior, o programa de incubação do Parque Tecnológico, certificado pela Anprotec com o Cerne 4, o mais alto selo de maturidade na gestão de incubadoras, busca incentivar e estimular empreendimentos no desenvolvimento de novas soluções e negócios.
Ainda de acordo com ele “a atuação da Incubadora Santos Dumont, além de apoiar os empreendedores a tirarem suas ideias do papel, vem a contribuir com a consolidação destes negócios no mercado, criando condições para que eles se posicionem estrategicamente e estejam inseridos em um ecossistema que reúne conhecimento acadêmico, competências tecnológicas, conexões com parceiros, mentorias, treinamentos e acesso a investimentos.
Fonte: PTI
Foto: PTI