O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Paraná – unidade de Marechal Cândido Rondon – marcou para sexta-feira da próxima semana, dia 17, o 1º Seminário Municipal sobre Silagem de Milho.
O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial ( Acimacar ), das 09h00 às 12h15, e marcará o encerramento do 1º Torneio de Silagem de Marechal Cândido Rondon.
Duas palestras estão programadas: a primeira com o tema “Panorama das Análises das Silagens”, com zootecnista Murilo Shibata, do IDR/Paraná, e a outra sobre “Produção de Silagem de Qualidade”, com o também zootecnista Edson Poppí, da Lallemand Animal Nutrition.
Após as palestras, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Rural fará a divulgação oficial dos premiados no Concurso de Silagem, além de efetuar um sorteio de brindes aos participantes.
As silagens de milho apresentam variações na sua composição em função do híbrido, manejos culturais e clima, bem como estádio de colheita e demais procedimentos empregados na confecção e conservação, além dos fenômenos bioquímicos e microbiológicos que ocorrem durante o processo. Portanto, a tecnologia e os procedimentos adotados durante todo o processo podem influenciar severamente o seu valor alimentício.
O conhecimento da composição da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta.
Além disso, a composição da silagem pode fornecer informações técnicas importantes ao produtor sobre várias etapas do processo de produção da silagem, como o ponto de colheita adotado, a regulagem do maquinário utilizado na colheita do material, características da fermentação, entre outros.
Todos estes aspectos estão sendo observados no 1º Torneio de Silagem de Milho de Marechal Cândido Rondon, promovido pelo IDR/Paraná, com o apoio do Sindicato Rural e várias outras entidades e empresas do agro.
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Divulgação