É esperada uma grande movimentação de entidades ligadas a Cadeia Produtiva do Leite na audiência pública marcada para esta terça-feira, dia 10, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento é intitulado “Crise do Leite: em Defesa dos Produtores” e está sendo organizado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Wilmar Reichembach.
Estão confirmadas, dentre outras, as presenças de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, do secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara, da Companhia Nacional de Abastecimento, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, produtores e representantes de associações e laticínios.
A intenção do encontro é continuar cobrando ações do governo, especialmente do governo federal, para que contornem a crise vivida pelos produtores o mais rápido possível.
Outro ponto a ser debatido, além das preocupações com a reidratação do leite em pó, é o pedido de prorrogação dos financiamentos obtidos pelos produtores rurais junto às instituições financeiras.
Conforme o deputado Wilmar Reichembach, “o momento é grave e por isso é preciso encontrar um equilíbrio para uma causa que é de todos”.
A queda do preço do leite pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite em pó são alguns fatores que desencadearam a crise do leite no país.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4 bilhões de litros e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do estado.
Fonte: Assessoria
Foto: Agro Marechal