A safra paranaense 22/23 deve alcançar volume recorde, chegando a pouco mais de 46 milhões e 300 mil toneladas, conforme estimativa divulgada nesta quinta-feira, dia 28, pelo Departamento de Economia Rural.
Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a colheita do milho de segunda safra está encerrando no Paraná, faltando apenas 1% dos 2 milhões e 300 mil hectares.
A previsão é que a produção somada da primeira e segunda safras 2022/23 supere os 17 milhões e 900 mil toneladas, colocando-se entre as maiores do Estado.
Conforme o analista do Deral, Edmar Gervásio, é possível que o Paraná amplie um pouco o volume de exportação, que normalmente fica em torno de 2 milhões de toneladas, superando 3 milhões de toneladas.
Já os produtores de soja conseguiram avançar bastante o plantio em setembro, na próxima safra, alcançando 16% da área de 5,8 milhões de hectares.
Até o final do mês deve ultrapassar 20%, volume bastante superior à média de 5% a 7% para setembro e a produção deve alcançar 21 milhões de toneladas.
Conforme o Deral, esse adiantamento no prazo pode ajudar também a antecipar o plantio do milho segunda safra, caso tenha o clima ideal.
Em relação ao café, a colheita da safra 22/23 chegou a 95% da área de cerca de 26 mil hectares, faltando basicamente as regiões de Apucarana, Maringá e Ivaiporã para o término.
A nova estimativa apresentada pelo Deral aponta ligeiro aumento na produção dos grãos, passando de 41 mil e 200 toneladas para 42 mil e 400, com melhoria da produtividade sobretudo nas regiões de Jacarezinho e Maringá.
O feijão de primeira safra está com 45% da área de 111 mil e 200 hectares já semeada e aproximadamente 94% da lavoura desenvolve-se de forma boa, com o restante em situação mediana.
Comparativamente à previsão de agosto, o trigo perdeu cerca de 10% do potencial, baixando de 4 milhões e 500 mil toneladas para 4 milhões 160 mil , mas ainda assim é recorde para a cultura no Estado.
Nesta quinta-feira foi divulgado também o Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 22 a 28 de setembro.
Além de detalhar as informações sobre a estimativa de safra, o documento traz dados sobre mandioca, flores, bovino de corte, frango e mel.
Fonte: Deral
Foto: Freepik