As exportações paranaenses aumentaram 11,7% no acumulado de janeiro a agosto de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. O Estado movimentou mais de 16 bilhões de dólares em vendas ao Exterior, contra 15 bilhões nos primeiros oito meses de 2022.
Além disso, o Paraná aparece em quinto lugar como maior exportador do País e melhor colocado entre os estados do Sul. O avanço nas exportações foi puxado pelo agronegócio. Só a venda de alimentos para outros países representou 61,6% das exportações paranaenses de janeiro a agosto, totalizando mais de 10 bilhões de dólares.
A venda de soja em grãos segue como carro-chefe das exportações, totalizando quase 4 bilhões. O segundo produto mais vendido para fora do país é a carne de frango. Na terceira colocação, o comércio de farelo de soja. A negociação de cereais ficou na quarta posição.
A venda de cereais para o Exterior foi a que teve maior aumento nas exportações, com crescimento de 60,5%. Já a exportação de soja cresceu 55% em relação ao mesmo período de 2022. Entre os produtos manufaturados, a exportação de automóveis foi o destaque.
Com alta de 19,9% em relação aos oito primeiros meses de 2022, o segmento contabilizou mais de 409 milhões de dólares. A China segue como principal destino das exportações paranaenses. O Governo do Paraná está, inclusive, com uma missão oficial no país neste mês de setembro em busca de mais investimentos chineses no Estado.
As vendas para a Argentina tiveram variação positiva de 33,5% em relação aos oito primeiros meses do ano passado. O Japão ocupa a sétima colocação entre os países compradores do Paraná. O México, que ocupa a quarta colocação entre os parceiros comerciais do Paraná, também teve um aumento significativo nas exportações.
Adubos e fertilizantes lideraram a lista de produtos que o Paraná precisou comprar de outros países, com movimentação de quase um bilhão e meio de dólares. Os outros produtos mais importados pelo Paraná de janeiro a agosto foram óleos combustíveis; autopeças e produtos químicos. (Repórter: Victor Luís)
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Foto: Agro Marechal
Exportações do Paraná aumentam 11,7% nos primeiros oito meses de 2023