A Cooperativa Agroindustrial Copagril recebeu na sexta-feira (26), a visita de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR). O objetivo do encontro foi discutir questões relacionadas ao controle de pragas e ao uso de defensivos agrícolas na produção.
Entre os representantes da agência, o Gerente de Sanidade Vegetal - Renato Rezende Young Blood; o Fiscal da Defesa Agropecuária - Anderson Lemiska; o coordenador da Fiscalização do comércio e uso de Agrotóxicos - João Miguel Toledo Tosato; o Coordenador de Cultivos Agrícolas e Florestais - Marcílio Martins Araújo; e o Fiscal da Defesa Agropecuária - Leandro Dadalt.
Durante a visita, técnicos da Adapar e membros da diretoria da Copagril se reuniram para trocar informações e experiências sobre as melhores práticas no manejo de pragas e na utilização de defensivos de forma segura e responsável. Foram discutidos temas como o monitoramento de pragas, o uso adequado de defensivos agrícolas, bem como estratégias alternativas de controle que visam o uso racional.
O Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Blood, destaca a importância do diálogo e da cooperação entre os órgãos reguladores e as empresas do setor agroindustrial.
A Adapar está empenhada em estabelecer uma conexão mais próxima com as cooperativas, com o objetivo de promover uma defesa agropecuária eficiente. A vigilância sanitária desempenha um papel fundamental nesse processo e temos investido consideravelmente nessa área, enfatizou Renato.
A colaboração entre ambos é essencial para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e a adoção de tecnologias que promovam a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.
De acordo com o técnico, a Copagril é uma cooperativa extremamente importante no controle sanitário, especialmente pela equipe técnica disponível no campo. Contamos com o apoio das cooperativas, especialmente da Copagril, devido à presença significativa de técnicos em campo e à distribuição adequada dos recursos. São esses técnicos que, no início da detecção de uma praga, conseguem identificá-la com maior rapidez, afirmou.
A adapar reiterou seu compromisso em fornecer orientações técnicas e apoio à Copagril e a outras cooperativas agrícolas, visando o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais responsável e sustentável.
O encontro é um exemplo de como a parceria entre os setores público e privado pode contribuir para o avanço da agricultura, promovendo ações que beneficiam tanto os agricultores quanto a sociedade como um todo.
A Copagril e a Adapar seguem empenhadas em trabalhar juntas para garantir a produção de alimentos de qualidade, seguros e ecologicamente responsáveis.
Foto, da esquerda para direita:
Anderson Lemiska - Fiscal da Defesa Agropecuária, Regional Toledo.
Enoir José Primon Superintendente Comercial
João Miguel Toledo Tosato - coordenador da Fiscalização do comércio e uso de Agrotóxicos.
Ademir Luiz Griep Diretor-secretário
Eloi Darci Podkowa Diretor-presidente
Renato Rezende Young Blood - Gerente de Sanidade Vegetal
Cesar Luiz Petri - Vice-presidente
Marcílio Martins Araújo - Coordenador de Cultivos Agrícolas e Florestais
Paulo Antonio Brunetto Supervisor agronômico.
Leandro Dadalt - Fiscal da Defesa Agropecuária, Regiona
Fonte: Assessoria Copagril
Foto: Assessoria Copagril