A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná emitiu nesta quinta-feira a Portaria que regulamenta o credenciamento de empresas para a inspeção ante e post-mortem de animais de produção para corte.
A medida permite que profissionais cadastrados pela Adapar sejam contratados para realizar a fiscalização para empresas antes do abate, para atestar a sanidade da produção, e após, com o objetivo de verificar o estado das carcaças.
A medida está fundamentada na Lei Estadual que alterou a legislação anterior, de 1994, e modernizou o marco legal da inspeção de produtos de origem animal no Paraná.
A assinatura da portaria regulamentadora consolida o avanço normativo, dando efetividade prática à lei.
As empresas credenciadas devem cumprir critérios técnicos, sanitários e legais rigorosos para poderem atuar nas inspeções.
Os objetivos da medida são, além de regulamentar, de forma técnica e operacional, o credenciamento de empresas privadas para apoio às inspeções no Paraná, estabelecer critérios claros para habilitação, funcionamento, supervisão e fiscalização dessas empresas.
Como resultado, garantir a segurança sanitária, a padronização de procedimentos e a transparência das atividades.
O Paraná é um dos maiores produtores e exportadores de proteínas animais do Brasil, com cadeias altamente integradas aos mercados nacional e internacional.
Por muitos anos, o Estado é o maior produtor de frangos do País.
Fonte: AEN
Foto: Agro Marechal