Cerca de 50% das áreas cultivadas com milho safrinha na região de atuação da Cooperativa Agroindustrial Copagril no Paraná já foram colhidas até o início desta semana e os trabalhos devem seguir em ritmo intenso nos próximos dias.
No Mato Grosso do Sul, o percentual atingido gira em torno de 25%.
De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci C, até o momento a produção tem variado conforme o período de plantio, a região e o investimento na lavoura.
Alguns associados da cooperativa alcançaram média de até 400 sacas por alqueire logo no início do período de colheita.
No panorama geral, a produtividade média tem sido de 260 sacas por alqueire.
Em relação à umidade do produto, a maior parte do milho entregue pelos produtores está abaixo de 20%, percentual considerado satisfatório, pois otimiza o processo de secagem e armazenagem.
Conforme o presidente, a Copagril estipulou percentual máximo de 22% de umidade, a fim de reduzir custos de secagem e garantir qualidade do produto armazenado.
A cooperativa realiza o processo de secagem quando o cereal recebido está fora do padrão estabelecido, a fim de evitar problemas como aquecimento e degradação dos grãos que serão posteriormente utilizados para a produção de rações e outros produtos.
A previsão do tempo para os próximos dias deve favorecer a colheita, com condições climáticas adequadas para obter grãos mais secos, e como consequência agilizado em todo o processo de entrega e de secagem.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria