O presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 24, na sede da entidade, a professora/doutora Carla Maria Schmidt e a bolsista Patrícia Biesdorf, as quais foram buscar apoio na divulgação da Capacitação para Gestão e Liderança em Empreendimentos de Turismo Rural Sustentável.
Trata-se de uma iniciativa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo, por meio do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, em conjunto com a Fundação Araucária.
Segundo a coordenadora do projeto, professora e pesquisadora Carla Maria Schmidt, o turismo rural sustentável é um segmento de cunho econômico e social, que tem potencial de prover igualdade nas relações de trabalho entre o homem e a mulher.
Entretanto, a força do trabalho feminino em atividades agrícolas é vista apenas como complemento, de modo que o homem é considerado o detentor da mão de obra necessária.
Ela diz entender que o turismo rural configura uma área na qual a mulher pode desempenhar papel atuante, realizando funções que impactem econômica e socialmente.
A capacitação ocorrerá nos próximos meses de agosto e setembro e serão abrangidos os municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes.
As inscrições podem ser feitas no campus da Unioeste de Toledo e a expectativa, conforme a organização, é de que um bom número de mulheres marque presença.
Após ouvir as informações da professora Carla e da bolsista Patrícia, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, garantiu que apóia toda iniciativa que tem por finalidade valorizar o espaço na mulher no meio rural.
Fonte: Agro Marechal
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Sindicato Rural Marechal C. Rondon