O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 20, na sede da entidade, a visita do Supervisor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Francisco Pelição.
Foram debatidas, especialmente, as ações projetadas ainda em 2025 com a finalidade de melhor aperfeiçoar os associados do Sindicato Rural nas mais diversas atividades do campo.
Chapla e Pelição comungam da ideia de que a capacitação e a qualificação da mão de obra no campo são dois pontos fundamentais para o fortalecimento do agro regional.
Outra questão abordada foi o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG – é um serviço gratuito do Sistema FAEP/SENAR, com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa.
Por meio de acompanhamento mensal individualizado, os técnicos de campo oferecem aos produtores rurais atendimento personalizado, contribuindo para a evolução socioeconômica, disseminação de tecnologias e produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Iniciado em 2023, com foco na olericultura, em 2025 o projeto foi sendo expandido para outras atividades produtivas, dentre elas, apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, cafeicultura, fruticultura, grãos e cereais, olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura.
Na área de ação do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, o treinamento irá abranger a bovinocultura leiteira.
Em entrevista à nossa reportagem, o Supervisor Regional do SENAR/PR, Francisco Pelição, destacou essas ações.
Fonte: Agro Marechal
Foto: Agro Marechal