Agro paranaense deve encerrar o ano com um dos maiores desempenhos de sua história
O campo paranaense deve encerrar este ano com um dos maiores desempenhos da sua história.
Segundo o Boletim Conjuntural desta semana, do Departamento de Economia Rural, a combinação do excelente resultado da safra de grãos e o crescimento da pecuária deve fazer o Valor Bruto da Produção do Estado ultrapassar os 200 bilhões de reais.
Em 2024, essa estatística ficou em 188 bilhões e 400 milhões.
A soja e o milho da segunda safra se destacam com a recuperação significativa de volume, e preços relativamente estáveis.
No conjunto, apenas essas duas cadeias já garantem um aumento de aproximadamente 10 bilhões de reais, ultrapassando 81 bilhões na soma da agricultura.
Ao mesmo tempo, a soma do valor gerado por frangos, bovinos, suínos, leite e ovos alcança cerca de 66 bilhões de reais, avanço superior a 10% em relação ao ano anterior.
A abertura de mercados internacionais, como a recente entrada da carne suína paranaense no Chile, também fortalece a expansão.
O setor de frutas também vem registrando aumento nos preços médios, com poucas exceções, contribuindo para reforçar a expectativa de avanço.
A economista do Deral, Larissa Nahirny, destaca que isso sinaliza que, do ano passado para cá, a força econômica do setor cresceu expressivamente.
Fonte: Deral