O Departamento de Estradas de Rodagem enviou ofício ao presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, esclarecendo os motivos da destruição de plantas de soja em faixas de domínio no interior do município.
No princípio do último mês de novembro, o site Agro Marechal noticiou a revolta de produtores rurais da região do distrito de Bom Jardim com o corte de linhas de soja plantadas às margens da rodovia e pediram auxílio no encaminhamento político à questão.
Informado a respeito, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon contatou deputados federais que integram a Frente Parlamentar da Agropecuária, os quais consideraram “uma vergonha” a destruição de plantas na área de domínio, pois entendem que nada prejudica o trânsito,
A entidade também enviou expediente á Federação da Agricultura do Estado do Paraná e ao Departamento de Estradas de Rodagem, que por sua vez enviou justificativa por meio de ofício.
Segundo a Gerente Regional de Operações Rodoviárias do DER, Renata Juliana Bertol, grande parte da PRC-467 não possui acostamento e em diversos trechos foi constatado que lavouras foram plantadas em distâncias inferiores às recomendadas em relação a pista, ocasionando prejuízos a visibilidade da sinalização e interferências na drenagem.
Ela acrescenta que, nessas situações, a execução da roçada torna-se imprescindível para restabelecer as condições mínimas de segurança operacional e proteger o patrimônio público.
Apesar da justificativa do DER, o Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon diz que vai continuar trabalho em prol do bom senso, procurando flexibilizar o plantio em faixas de domínio.
Fonte: Agro Marechal
Foto: Agro Marechal