Toledo é o maior produtor de suínos do Brasil e Mal. Rondon o 3º
Um recente levantamento do IBGE coloca Toledo como a cidade que reune o maior rebanho suíno do Brasil com quase 1 milhão de animais.
Com 950 mil cabeças, Toledo tem o maior rebanho de suínos do Brasil. segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Como a população de Toledo gira em torno de 145 mil habitantes, isso segundo o IBGE , significa dizer que são quase seis suínos por habitante.
A região é referência na suinocultura e na agroindústria paranaense, mas a origem do grande rebanho está ligada aos trabalhadores do campo que colonizaram o oeste do estado e tinham os animais e as plantações como fontes de subsistência.
O rebanho suíno registrou alta de 1,8% em relação a 2023 no município, o segundo maior volume da série histórica, conforme os dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2024, divulgada também pelo IBGE.
Em todo o Paraná, o rebanho suíno chegou a 7 milhões e 300 mil animais e representa 16,6% do total, sob a liderança de Santa Catarina em todo o país.
Juntos, os três estados do Sul respondem por 51,9% da produção brasileira.
Ao todo, o Brasil contabilizou 43 milhões e 900 mil suínos em 2024.
O IBGE apontou recorde no abate de suínos, com aumento de 1,2% na quantidade de animais abatidos e de 0,6% no peso das carcaças.
No ranking dos cinco municípios brasileiros com maior rebanho suíno do Brasil, Marechal Cândido Rondon também é destaque.
Toledo, em primeiro com – 949.984 cabeças
Uberlândia, Minas Gerais, com – 623.933 cabeças
Marechal Cândido Rondon, em terceiro , com – 576.000 cabeças
Depois aparecem pela ordem Concórdia (SC) com 517.700 cabeças
Tapurah (MT) com 407.087 cabeças
A proposito é importante destacar também que Toledo é reconhecido pela Lei Estadual 21.360/2023 como a “capital do agronegócio” e apresenta Índice de Desenvolvimento Humano de 0,782, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento , um dos melhores do Paraná.
Também é importante destacar que 09 municípios paranaenses figuram entre os maiores produtores de proteína animal no país, incluindo a suinocultura: Toledo, Marechal Cândido Rondon, Castro, Carambeí, Nova Aurora, Palotina, Assis Chateaubriand, Arapoti e Ortigueira.
Fonte: IBGE
Foto: Gemini