A empresa EPR venceu nesta quinta-feira (23) o leilão do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná, realizado na B3, em São Paulo. O trecho concedido abrange 628 quilômetros de rodovias federais e estaduais — entre elas BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986 — e vai ligar o Norte, o Noroeste e o Oeste do Estado, fortalecendo a integração logística e o escoamento da produção agrícola da região.
A nova concessão prevê grandes obras de ampliação e modernização, com 176 km de duplicações, 157 km de faixas adicionais, 44 km de vias marginais, 49 km de acostamentos e 2,5 km de correção de traçado. Também estão previstos 59,2 km de contornos, 101 interseções em desnível, 56 passarelas, 50 obras de arte especiais e 50,5 km de ciclovias.
De acordo com a EPR, o projeto será essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico do Oeste paranaense, região estratégica para o agronegócio. "O Lote 4 se fortalecerá como importante eixo para o agronegócio e para o dinamismo da economia regional. Com foco na mobilidade segura e sustentável, a nova concessionária modernizará esse corredor estratégico, contribuindo para o crescimento das comunidades e negócios que dependem da rodovia", afirmou o diretor-presidente da empresa, José Carlos Cassaniga.
A concessão beneficiará diretamente municípios como Umuarama, Maringá, Londrina e Paranavaí, além de melhorar o acesso entre o Oeste e o restante do Estado. Com o novo contrato, a EPR passa a administrar 3.642 quilômetros de rodovias concedidas em Minas Gerais e no Paraná.
Nos primeiros meses, a empresa vai executar um Plano de 100 Dias, com ações imediatas para melhoria da fluidez, segurança e conservação das estradas. A EPR também promete ouvir comunidades e lideranças locais para identificar as principais demandas regionais.
LOTE 4
O lote 4 tem 627,52 quilômetros de extensão e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, conectando tanto a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.
O projeto contempla uma série de melhorias e ampliações na infraestrutura viária, incluindo 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e 59 quilômetros destinados à implantação de contornos (Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá e Norte e Leste de Londrina). Também estão previstos 39,4 quilômetros de vias marginais e 34 quilômetros de ciclovias, além de 39 passarelas, oito passa-faunas, pontos de ônibus e outras melhorias.
Uma das grandes novidades é a duplicação da PR-323, uma das principais da região Noroeste, nas regiões de Maringá, Cianorte e Umuarama.










| CONTRATO | US$/bu | VAR | |
|---|---|---|---|
| JAN 2026 | 1.061,00 | -1,00 | |
| MAR 2026 | 1.074,25 | -1,00 | |
| MAY 2026 | 1.086,50 | -1,00 | |
| JUL 2026 | 1.096,50 | -0,75 | |
| u00daltima atualizau00e7u00e3o: 22:47 (23/10) | |||
