O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, aproveitou o evento de encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho, na segunda-feira, dia 20, na Região Metropolitana de Curitiba, para encaminhar reivindicações às autoridades políticas do agro nacional.
Além de ter mantido conversações com o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, entre outras lideranças em nível estadual, o rondonense aproveitou para dialogar com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion.
Dentre as preocupações manifestadas por Chapla ao dirigente da FPA estão os processos de ratificação das propriedades na faixa de fronteira e do georreferenciamento, além do anúncio de que o Governo Federal poderia implementar medidas que impactariam o cultivo de tilápias.
Na oportunidade, o deputado Lupion garantiu que a “Frente do Agro” já teria encaminhado expediente sobre estes três temas e que novidades poderiam surgir a qualquer momento.
Essas novidades vieram a tona tão logo o presidente do Sindicato Rural retornou à Marechal Cândido Rondon, para alívio dos produtores rurais do Oeste do Paraná.
Além da confirmação sobre a prorrogação do prazo para ratificação das áreas na faixa de fronteira para 2030, também foi anunciado que os proprietários rurais ganharam mais tempo para o georreferenciamento.
Decreto do Governo Federal publicado nesta terça-feira, dia 21, estende o prazo final para a identificação das áreas rurais até o dia 21 de outubro de 2029.
Já em relação aos comentários de que medidas governamentais poderiam impactar negativamente a produção de tilápias, uma nota do Ministério do Meio Ambiente diminuiu a preocupação do setor.
O Ministério confirmou que está em análise, pela Comissão Nacional de Biodiversidade, a nova “Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras”.
Destacou que o IBAMA, autarquia responsável pela autorização de cultivo de espécies exóticas na aquicultura, permite a criação da tilápia, que é de grande relevância econômica e cultivo amplamente consolidado no Brasil, não havendo, portanto, qualquer proposta ou planejamento para interromper essa atividade.
Essas notícias vêm de encontro aos muitos encaminhamentos feitos pelo Sistema FAEP, Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná.
Fonte: Agro Marechal
Foto: Agro Marechal