No município do Oeste, evento do Sistema FAEP reuniu 291 pessoas de 19 sindicatos da região. Agenda segue nas próximas duas semanas
Após uma semana de pausa, o município de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, foi o palco da retomada dos Encontros Regionais de Líderes Rurais, promovidos pelo Sistema FAEP. Mesmo com temperatura de 4°C, 291 pessoas, representantes de 19 sindicatos rurais da região, estiveram presentes na iniciativa, que gera conexões e amplia o número de lideranças rurais no Estado. Ao todo, 28% do público participaram pela primeira vez do encontro e 61% foram mulheres.
O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, lembrou, durante a abertura, que esse ano é especial, já que a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) completa 60 anos. O líder rural lembrou do papel fundamental que o Oeste protagoniza no setor, respondendo por boa parte do PIB Agropecuário paranaense. “Podemos considerar essa região a capital do agro paranaense. Isso é fruto de muito trabalho de todos neste evento”, celebrou.
O presidente citou em seu discurso, que teve como fio condutor a palavra transformação, algumas das principais iniciativas do Sistema FAEP nas últimas décadas. Entre os destaques esteve o Programa Herdeiros do Campo, menção motivada pela presença de diversos jovens no encontro. “Jovens são o futuro da agropecuária. Os mais velhos são os maestros. A força da juventude com a sabedoria dos mais velhos formam a verdadeira força motriz que faz a diferença. Juntos, seremos os protagonistas e os líderes que nosso Estado tanto precisa”, refletiu.
Meneguette agradeceu o apoio dos produtores rurais em conquistas recentes, como o recorde de inscrições no Prêmio Queijos do Paraná e a viabilização do Centro de Excelência em Leite, que será construído em Castro, nos Campos Gerais, que teve papel crucial do Sistema FAEP para a escolha do Paraná. Além disso, o presidente trouxe à tona dados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).
Anfitrião do evento, o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Oeste e do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, pontuou a satisfação de receber os produtores da região em sua “casa”. “Nós precisamos, cada vez mais, de lideranças. Esse evento é fundamental para aprendermos um pouco mais, juntar nossos conhecimentos e irmos atrás de novas conquistas que esse país precisa tanto”, disse Chapla.
Programação
Ao longo do evento, os participantes puderam se conectar com pessoas de outros municípios. Em cada mesa, foram colocadas pessoas de locais diferentes para participar de uma série de dinâmicas. Primeiro, cada um teve a chance de se apresentar e aprender um pouco sobre a vida dos colegas. Depois, em cada núcleo de pessoas, foi distribuído um jogo de dominó para fomentar o debate sobre as conquistas do Sistema FAEP nos últimos 60 anos e os seus respectivos efeitos.
Em seguida, o público acompanhou a palestra de Leo Montesanto, empreendedor rural fundador da marca de cafés especiais Coffee++. Filho e neto dos pioneiros da marca de café Três Corações, o empresário compartilhou a sua trajetória até encontrar a vocação, que hoje dá o apelido de “cafequizador”.
Montesanto contou que, aos 16 anos, foi dono de um lava-jato. Aos 19 anos, era transportador de sucos e encerrou suas atividades com a venda da empresa da família. Com o passar do tempo, foi criando amor pela atividade do café e começou a trabalhar transportando o produto até que, em 2015, passou a atuar diretamente na produção mirando na qualidade.
Em um dos momentos altos de sua trajetória, ganhou o prêmio de melhor café do mundo, um dos fatores que motivaram a abrir a Coffee++, cujo objetivo principal é democratizar o acesso aos cafés especiais. “Trabalho, exemplo e entrega são princípios fundamentais para qualquer negócio ser bem-sucedido”, apontou.
A série de 11 encontros começou no dia 10 de junho, em Maringá, seguindo por Londrina (11/06), Jacarezinho (12/06), Tapejara (17/06) e Campo Mourão (18/06). Após uma semana de pausa, a caravana da liderança voltou à estrada para percorrer mais seis municípios.
Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR
Foto: Sistema FAEP/SENAR-PR/Divulgação