Ao criticar a precária estrutura logística do Paraná, o deputado federal Luiz Cláudio Romanelli critica a novela que se tornou o projeto de duplicação da BR-277 de Foz do Iguaçu até São Luiz do Purunã.
O tema da navegação e do transporte fluvial pelos rios Paraguai e Paraná ganhou força no estabelecimento da Bacia do Prata, no ano de 1967, tornando-se prioritário nas tratativas entre os governos dos países latinos, principalmente discutindo sobre trechos dos rios que requerem obras de dragagem, retificação, sinalização e balizamento para a navegabilidade.
Neste contexto, insere-se a construção de uma hidrovia como ligação física entre os países da América do Sul para escoamento de produções, especialmente soja, milho e minérios entre cinco países componentes da Bacia do Rio da Prata: Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Além das ações para consolidar o transporte hidroviário, há décadas o Paraná discute um amplo projeto ferroviário com a finalidade de reduzir os custos do transporte de cargas, mas na prática, quase nada acontece.
Precário de ferrovias e hidrovias, o Estado também está sofrendo com o resultado da falta de manutenção das rodovias.
São crateras, rachaduras em asfalto, deslizamentos por falta de estruturas adequadas de proteção, buracos enormes que causam transtornos e que poderiam ser resolvidos com manutenção em muitos trechos.
Por ocasião do Show Rural Coopavel, realizado na semana passada em Cascavel, abordamos o assunto com o deputado estadual Luíz Cláudio Romanelli.................................................áudio..............................................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Rádio Difusora/ Agro Marechal
Luíz Cláudio Romanelli