Um bom número de pessoas, especialmente profissionais da área técnicas e representantes das integradoras, prestigiou na manhã nesta terça-feira, dia 11, o encontro que debateu a sanidade na criação de suínos.
Promovido pelo Conselho de Sanidade Agropecuária, em conjunto com a Câmara Técnica de Suinocultura, Associação Municipal de Suinocultores e Sindicato Rural Patronal, com o apoio da Adapar, o evento teve por local o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.
Logo após a abertura, o médico veterinário Loreno Egídio Tafarel, da unidade local da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – apresentou um relatório das principais doenças que afetam os suínos.
Ele também abordou a portaria que trata da biosseguridade das granjas, até porque há casos de peste suína clássica no Nordeste do País e muitos animais saem daqui com destino àquela região.
Depois das explicações do veterinário da Adapar, profissionais da Copagril e do Frigorífico Frivatti falaram sobre streptococcus/sui.
Trata-se de um dos maiores patógenos na suinocultura, ocasionando elevados prejuízos econômicos, com perda de pesos dos animais e até mesmo elevado índice de mortalidade.
Uma das doenças preocupantes, segundo profissional da Copagril, Andrei Dietrich, diz respeito encefalite......................gravação......................
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Agro Marechal
Andrei Dietrich