Com o objetivo de fortalecer a conexão entre cooperativas e o Ministério da Agricultura e Pecuária , o secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Luiz Rua, participou de reunião com gestores e técnicos de cooperativas do Paraná.
O encontro, promovido pelo Sistema Ocepar, ocorreu ontem.
Da sede do Ministério, em Brasília, participaram o secretário e integrantes da equipe de Comércio e Relações Internacionais, além da comitiva do Sistema Ocepar, composta pelo presidente José Roberto Ricken e colaboradores.
No início da reunião, o secretário reforçou sua admiração pelo cooperativismo e informou que as negociações para abertura de novos mercados ocorrem de forma constante e técnica.
Ele reforçou que o Peru passa a ter abertura para carne suína do Paraná e de outros estados.
Disse, também, que está sendo feito um trabalho intenso para tilapicultura, especialmente no que diz respeito à necessidade de certificação para o mercado norte americano.
Com relação ao mercado chinês, o secretário informou que, por enquanto, a comercialização segue com produtos de origem vegetal.
Apesar disso, as negociações devem ser fortalecidas no próximo ano.
Com relação a outros países, o secretário informou que não houve, até aqui, avanços com Chile, Canadá, Austrália e México.
Sobre o Japão, Rua informou que houve separação dos processos de carne bovina e suína e, com isso, o mercado para carne de porco pode avançar mais rápido.
Ao longo do evento, um dos destaques foi para a importância do profissional que atua como adido agrícola, que trabalha na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro.
O secretário salientou que as cooperativas brasileiras podem contar sempre com a atuação desses profissionais.
Fonte: Assessoria
Foto: Sistema Ocepar